Gestão de Pessoas

A Arte de Gerir Pessoas

Bem Vindos

Neste blog disponibilizaremos teorias, comentários, entrevistas e diversos tipos de materiais que contemplam questões da Gestão de Pessoas. O blog nasce com o intuito de levar informações desta área do mundo corporativo atual a todos os interessados. Comentários e críticas construtivas são bem vindas

domingo, 20 de junho de 2010

O que os gestores da área têm a dizer?

Entrevistamos a gestora Sandra Capellazzi, que é proprietária e gestora da Capellazzi Calçados



1.Cite uma empresa na qual você já atuou na área de gestão de pessoas?

Atualmente atuo na área de gestão na Capellazzi Calçados.

2.Qual a contribuição julga ter sido mais valiosa para as empresas que atuou?

Instituí uma política de recompensas por vendas dos funcionários, a fim de motivar os funcionários fazendo com que o seu desempenho nas vendas fosse maior, deste modo as vendas aumentaram em 35%, ou seja, compensou o investimento de dar prêmios. As recompensas eram mensais e Anuais, fazendo com que o funcionário se sentisse motivado.


3.Quais qualificações são essenciais para alguém que está entrando no mercado de trabalho? E para o futuro quais são mais importantes?


O profissional que está entrando no mercado de trabalho, deve ter uma boa articulação com os funcionários, pois não basta querer instituir alguma nova política, tem que fazer os funcionários comprarem a idéia.

4.Como extrair comprometimento, motivação e remuneração de forma a conseguir o máximo desempenho dos funcionários?


Tem que ser uma via de duas mãos, ou seja, não basta apenas cobrar, tem que recompensar os frutos do desempenho dos funcionários.

5. Como desenvolver confiança entre os membros de uma equipe de trabalho, de forma que estes tenham um desempenho melhor do que trabalhando individualmente?

Este tipo de confiança só é possível com o tempo, pois estamos trabalhando com pessoas, e sempre é um cenário diferente a se estudar. Então trabalhamos com dinâmicas de grupo para as pessoas aprenderem a conviver e trabalhar em grupo, em atividades diferentes da que eles exercem, para que seja mais descontraído e que isto fique intrínseco à pessoa.

6. Como você iniciou na área de consultoria e como são feitos os trabalhos dentro da empresa? Geralmente você possui autonomia dentro da empresa?

Eu sou formada em administração, e como abri minha própria empresa, eu queria instituir algo novo para melhorar as minhas vendas, como já havia estudado gestão de pessoas na faculdade, ela me pareceu uma boa área a se investir para melhorar o desempenho, então eu fiz uma pós-graduação nesta área, e me especializei. Depois disso ainda trabalhei em outras empresas, pois este método gerou muitos frutos para a minha empresa.

7.Como lidar com mudanças radicais, muitas vezes traumáticas, mas típicas de cenários competitivos complexos e dinâmicos?

Não é fácil, pois são situações novas e desafiadoras . Mas a forma com que eu lido com esta situação é estudando o máximo novos métodos, procuro alternativas para me manter competitiva no mercado sem estipular metas absurdas e deixar os funcionários em constante pressão.

8.O que indicaria para pessoas que desejam estar sempre atualizadas nessa área?

Nunca parar de estudar, sendo por intermédio de revistas da área, artigos, livros, e via internet, que hoje é a maior ferramenta de pesquisa do mundo, e essencialmente estar em plena exerção da função. Não faz muito tempo que iniciou-se no Brasil a consciência do potencial dos colaboradores para a empresa, é sempre muito bom acompanhar e realizar leituras do que acontece também fora do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário