Segundo a enquete até o dia de hoje, o tema mais votado foi Gestão do Conhecimento portanto aqui estamos atendendo a pedidos.
Obrigada por participarem.
Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento é a maneira como as empresas geram, difundem e alavancam seus ativos intelectuais. Foi apenas recentemente que tornou-se essencial para a vantagem competitiva nas empresas, onde a Harvard Business Review é um dos pioneiros no reconhecimento da sua importância.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, priorizando a criação e a implementação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa. De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
• Ter uma melhor noção do conhecimento que têm e de que precisam;
• Aumentar o conhecimento organizacional e maximizar a sua eficácia;
• Aumentar os resultados efetivos da inovação;
• Reduzir custos e o time-to-market (porque reduz a duplicação de erros e a reinvenção da roda);
• Aumentar a satisfação dos clientes (porque oferece melhor e mais rápido acesso ao conhecimento existente na organização);
• Aumentar a satisfação dos colaboradores (porque lhes oferece mais hipóteses de aprender e mostrar o que sabem);
• Aumentar a satisfação dos restantes stakeholders (por todas as razões anteriores).
Nada disto acontece de um dia para o outro, e não resulta apenas através de programas organizacionais. Há pequenas coisas que as organizações podem fazer a fim de produzir bons resultados, em pequenas áreas, e num curto espaço de tempo.
Vale ainda ressaltar que, apesar do que é dito e do que pode parecer, a resposta não passa essencialmente pela tecnologia, mas antes pelos processos e pelos fatores humanos e culturais.
Vários autores (Drucker, 1993; Davenport et al., 1996; Staples et al., 2001; Holsapple, 2008, etc.) afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
A gestão do conhecimento é uma poderosa ferramenta que auxilia no processo de tomada de decisão em todos os níveis de uma empresa.
Não precisamos conviver com a “era do excesso”, precisamos é planejar e desenvolver a era do “acesso”: ao conhecimento e todas as vantagens que ele traz.
Veja abaixo o cenário ambiental da evolução dos modelos de gestão:
Obrigada por participarem.
Gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento é a maneira como as empresas geram, difundem e alavancam seus ativos intelectuais. Foi apenas recentemente que tornou-se essencial para a vantagem competitiva nas empresas, onde a Harvard Business Review é um dos pioneiros no reconhecimento da sua importância.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, priorizando a criação e a implementação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa. De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
• Ter uma melhor noção do conhecimento que têm e de que precisam;
• Aumentar o conhecimento organizacional e maximizar a sua eficácia;
• Aumentar os resultados efetivos da inovação;
• Reduzir custos e o time-to-market (porque reduz a duplicação de erros e a reinvenção da roda);
• Aumentar a satisfação dos clientes (porque oferece melhor e mais rápido acesso ao conhecimento existente na organização);
• Aumentar a satisfação dos colaboradores (porque lhes oferece mais hipóteses de aprender e mostrar o que sabem);
• Aumentar a satisfação dos restantes stakeholders (por todas as razões anteriores).
Nada disto acontece de um dia para o outro, e não resulta apenas através de programas organizacionais. Há pequenas coisas que as organizações podem fazer a fim de produzir bons resultados, em pequenas áreas, e num curto espaço de tempo.
Vale ainda ressaltar que, apesar do que é dito e do que pode parecer, a resposta não passa essencialmente pela tecnologia, mas antes pelos processos e pelos fatores humanos e culturais.
Vários autores (Drucker, 1993; Davenport et al., 1996; Staples et al., 2001; Holsapple, 2008, etc.) afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
A gestão do conhecimento é uma poderosa ferramenta que auxilia no processo de tomada de decisão em todos os níveis de uma empresa.
Não precisamos conviver com a “era do excesso”, precisamos é planejar e desenvolver a era do “acesso”: ao conhecimento e todas as vantagens que ele traz.
Veja abaixo o cenário ambiental da evolução dos modelos de gestão:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxzim3_rnRqwadcSarP_45IqLPylIm8S2J1xPHm-0ipQnV44pegQV6ebvgaSOYL7JaqkDlid6XzVOKFOWdnsM-8JUlkk2ASf8ZJMqfkBTHG62AOfh-uG1ycGP1_V4RgTRg-gnZeKcnlgIf/s400/imagem.bmp)
Segundo este modelo, dividiu-se o cenário histórico da evolução das abordagens da Administração em momentos. Inicialmente, as Grandes Ondas de Transformação, compreendendo três grandes períodos: a Revolução Agrícola (até 1750 D.C.), a Revolução Industrial (1750 a 1970) e a Revolução da Informação (após 1970). A Revolução Industrial foi dividida também em três períodos: 1ª Revolução Industrial (1820-1870); 2ª Revolução Industrial (1870-1950); 3ª Revolução Industrial, a partir de 1950.
Referências:
Fonte: http://gestaofeminina.wordpress.com/2010/03/26/gestao-do-conhecimento-e-vantagem-competitiva/
http://kmol.online.pt/blog/2005/07/01/vantagens-gc-empresas
Nenhum comentário:
Postar um comentário