Gestão de Pessoas

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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Avaliando o desempenho

“Avaliar quer dizer apreciar, medir, mensurar, julgar, comparar ou conferir. Avaliação, num sentido geral, significa apreciar um ser, situação ou atividade, considerando os fatores ou elementos que o constituem, atribuindo-lhe um “justo” valor” (XAVIER, RIBEIRO E FILHO, 1998, p. 46).

“O desempenho significa performance, resultado do trabalho ou atuação, que consideramos estar composto dos resultados (quantitativamente e qualitativos), da capacidade (conjunto do potencial, conhecimento e habilidades) e das atitudes” (BOHMERWALD, 1996, p. 29).


A avaliação de desempenho é a maneira pela qual a organização pode mensurar o grau de contribuição do empregado na execução de seus trabalhos, podendo comparar o resultado das ações praticadas pelo mesmo com as experiências da empresa.

A avaliação de desempenho tem como finalidade:
• Identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores;
• Informação ao colaborador de como o seu desempenho é percebido;
• Estímulo ao desenvolvimento individual;
• Indicação de necessidade de treinamento;
• Indicação de problemas de trabalho, no relacionamento individual, intra-equipe ou interequipes;
• Entre outros.

Além disso, o sistema de avaliação de desempenho é um importante alimentador de outros sistemas, tais como: remuneração, plano de cargo e salários, premiação e reconhecimento e plano de carreira e sucessão.
Para Bohmerwald (1996), o sistema de avaliação de desempenho deve ser realizado em quatro etapas.

A primeira etapa consiste em planejar o processo de avaliação, onde são definidos os objetivos e os meios para atingir os mesmos.
A próxima etapa é a de execução, onde são preparados os materiais para todas as atividades que serão realizadas, além da aplicação da avaliação.
A terceira etapa consiste em avaliar os resultados e a quarta etapa em efetuar as correções e melhorias.

Na empresa Monsanto o objetivo principal com a avaliação de desempenho é aprimorar e motivar seu quadro de funcionários, tendo em vista a excelência na qualidade de seus produtos e serviços sejam eles oriundos da própria empresa ou de fora dela. O processo de avaliação de desempenho na empresa é realizado anualmente em todas as unidades e pretende com isto tomar decisões sobre remuneração, confeccionar planos de desenvolvimento pessoal/profissional, e identificar futuros interesses de carreira e identificar potenciais.

A empresa Natura também realiza a avaliação de desempenho anualmente. O objetivo da empresa é fazer uma abordagem dinâmica e contínua voltada ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento do desempenho do colaborador e do seu crescimento pessoal e profissional.

Para Lucena (1992), a operacionalização do processo de avaliação de desempenho é a expressão de uma atitude, constituída à base de uma filosofia de trabalho, que define diretrizes, conceitos, objetivos e critérios de ação que, por sua vez, dimensionam determinado estilo de gerencia, manifestado na prática, pelo uso de instrumentos ou formulário. Além disso, as informações obtidas, os resultados e as ações implementadas só terão sentido quando utilizadas em sintonia com a dinâmica operacional que se desenvolverá no cotidiano do trabalho.


Referências:


BOHMERWALD, Pedro. Gerenciando o sistema de avaliação de desempenho. Belo Horizonte: UFMG, Escola de Engenharia, Fundação Cristiano Ottoni, 1996.

Elementos essenciais: Dias, Andréia; Câmara, Deise S.; Nascimento, Rita O. Avaliação de desempenho: Fatores que resultam em implicações negativas da avaliação de desempenho funcional associada ao programa GDF da Chesf. Salvador, 2003.

LUCENA, Maria D. S. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.

O que é a avaliação de desempenho? Disponível em: . Acesso em 13 de junho de 2010.

NATURA, Informações gerais. Disponível em: < menustructure="5&MenuItem="16">. Acesso em 15 de junho de 2010.

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