![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDWERXq15S2mM5c1Et-Aeq_lfXUsB0qP3V5WAWtOJxmgox_6iwddbY7JYJCQ3gsxObZL3JMe67VbL7Il7mokc6gfK7qo-x9Hjp_WlIXQfBDGFGU8UoMwjyMZFSudq7uUgyodHdRqxNjhIm/s200/image.jpg)
Vamos discorrer brevemente sobre a Gestão de Pessoas em épocas de crise.
Não víamos uma crise como a de 2008/2009 desde 1929, a partir deste cenário procuramos identificar como ela afeta a gestão de pessoas.
Em momento de crise a redução de custos passa a ser fator essencial o que ocasiona muitas vezes na demissão de pessoal que naturalmente cabe ao setor de RH coordenar.
Demissões de pessoas, problemas financeiros na empresa e a instabilidade econômica do mercado geram incertezas e medo nos funcionários e empregadores. Atualizar-se constantemente, recorrer a treinamentos adequados é o caminho certo. Com isso, os colaboradores estarão mais preparados para tomar decisões e encarar novos desafios, além de gerar mais segurança.
Dois aspectos importantes a serem trabalhados foram identificados, a ansiedade na incerteza do mercado e a retenção de talentos, pois a empresa depende do capital humano para desenvolver outros capitais, como financeiro e o físico.
O que podemos dizer é que a crise está evidenciando que as organizações que têm uma Gestão de Pessoas eficaz podem sair na frente em termos competitivos, pois podem se ajustar rapidamente a mudanças drásticas. Mais uma vez vamos enfatizar a importância da empresa pensar na Gestão de Pessoas como parte do negócio ao invés de apenas um agente intermediador, como já falamos na postagem ``Reestruturando a Gestão de Pessoas``.
Muito interessante...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir