Gestão de Pessoas

A Arte de Gerir Pessoas

Bem Vindos

Neste blog disponibilizaremos teorias, comentários, entrevistas e diversos tipos de materiais que contemplam questões da Gestão de Pessoas. O blog nasce com o intuito de levar informações desta área do mundo corporativo atual a todos os interessados. Comentários e críticas construtivas são bem vindas

sábado, 19 de junho de 2010

Habilidades x Colaboradores x Treinamentos



Qual a importância da empresa conhecer seus colaboradores?

Conhecer os colaboradores permite à organização elaborar treinamentos focados em suas habilidades, fortalecendo-as e criando uma relação de integração entre as pessoas e suas diferentes áreas.

Muitos treinamentos são voltados apenas para que a empresa passe uma mensagem de que se importa com as pessoas, assim acabam fazendo um treinamento de baixa qualidade que não foca o ponto forte das pessoas.

Enquanto algumas melhores empresas voltam seu foco para as habilidades, outras acabam enfraquecendo as pessoas por deixarem de aproveitar o tempo para treinar-las e capacita-las ainda mais.

Então é natural que os melhores treinamentos estejam alinhados com a percepção real das habilidades individuais, pois é o conjunto que forma a empresa, e a diversidade é a maior força que uma organização pode ter.

Também é possível entender melhor os motivos que levam os colaboradores a se dedicar mais, e isto passa pela percepção da empresa para com seus colaboradores, as empresas que enxergam seres humanos ganham o melhor de cada pessoa, aquelas que enxergam números recebem o suficiente.

Com isto o atendimento também é afetado, pois os treinamentos são elaborados para padronizar o comportamento de um vendedor ou atendente, como se os clientes fossem iguais e não pudessem sair do roteiro da empresa.

Quando as empresas conseguem oferecer muito mais do que a simples mecanização de ações acaba por receber muito mais, do que a aquisição de produtos ou o trabalho de nível suficiente, e então alcançar a excelência.

Muita coisa aconteceu ultimamente, hoje nos deparamos com uma série de novas teorias, muitas delas, ainda, sem o devido reconhecimento em razão do rigor científico outras, amplamente utilizadas, como é o caso da Teoria Contingencial, de maior usabilidade atualmente e que defende que não existe the best way (um único e melhor jeito de organizar).
É justamente dentro do estudo da Teoria Contingencial. Dentro desta teoria é apresentado o modelo contingencial de Victor H. Vroom.

O modelo de Vroom defende que o nível de produtividade do indivíduo depende de três forças básicas:
expectativas; recompensas; e, relações entre expectativas e recompensas.

Para Vroom, a motivação de produzir é função de:

Expectativas - resultado da força do desejo de alcançar objetivos individuais;
Recompensas - resultado da relação percebida entre produtividade e alcance de objetivos individuais;
Relações entre expectativas e recompensas - resultado da capacidade percebida de influenciar seu próprio nível de produtividade.

Na prática, um vendedor antes de realizar suas atividades procura analisar até onde é interessante a ele trabalhar para superar suas metas (não as da organização), fazendo a relação entre suas expectativas, às recompensas que virão com o dempenhado, e se essa relação é satisfatória.

Temos Maslow com a hierarquia das necessidades, Herzberg com os Fatores Higiênicos e Motivacionais (dois fatores), McGregor com as Teorias X e Y, e também, Vroom com o Modelo Contingencial de Motivação. Qual delas deve-se aplicar? Todas? Acreditamos que sim.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante a sua colocação. É muito importante com que a organização esteja sempre preocupada em motivar seus funcionários, ou seja, trata-los como seres humanos, e não como meras peças decorativas.

    ResponderExcluir
  2. O clima organizacional de uma empresa reflete a qualidade percebida do ambiente de trabalho pelos funcionários desta. Se o funcionário não se identifica com a cultura organizacional e se a empresa em questão também não apresentar um bom ambiente de trabalho, com uma estrutura adequada, valores, e não proporcionar perspectivas da equipe de trabalho, a produtividade e motivação serão mínimas. Para que todos os fatores internos e externos sejam eficazes é preciso um investimento da empresa em seu clima organizacional, pois tanto a cultura quanto o ambiente de trabalho exercem forte influência sobre o comportamento humano nas organizações.

    ResponderExcluir